Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14394
Título: Do conflito a redenção: da resistência a conquista da terra no Assentamento Redenção
Autor(es): Souza, Joel Cirilo de
Palavras-chave: Luta por Terra
Assentamento Redenção
Usina Santa Maria
Data do documento: 2017
Resumo: presente artigo versa sobre as lembranças e contações do senhor Jorge Souza, assentado da Reforma Agrária, no Assentamento Redenção. A partir destas pretende-se registrar as histórias de Seu Jorge, por meio de suas seleções de memória e necessidade de compartilhar e perpetuar essas escolhas, com o objetivo do apontamento da narrativa de luta, conflito e libertação dos moradores deste assentamento, partindo de uma nova perspectiva, a História Vista de Baixo, na pretensão de lançar um olhar sobre as histórias que não são contemplados nas inúmeras obras já registradas. Para isso parte-se das vivências de um trabalhador braçal e suas relações com o meio, com as formas de produção e com os trabalhadores. Partir-se-á de suas descobertas como narrador de um processo macro por uma perspectiva micro para chegar-se a uma nova ressignificação do processo vivenciado por estes trabalhadores, vendo-os não como vítimas deste processo, mas peças fundamentais de um processo de resistência por meio das histórias recontadas.
Descrição: SOUZA, J. C. de. Do conflito a redenção: da resistência a conquista da terra no Assentamento Redenção. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14394
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joel Cirilo de Souza.pdfJoel Cirilo de Souza3.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.