Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14408
Título: A atuação do controle jurisdicional no âmbito do concurso público
Autor(es): Fideles Júnior, Joseilton Santos
Palavras-chave: Controle Jurisdicional
Administração Pública
Concurso Público
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo tem por finalidade analisar a possibilidade do Poder Judiciário realizar o controle jurisdicional na Administração Pública, nomeadamente, no âmbito do concurso público. Para isso, aborda-se, inicialmente, o papel do judiciário no Estado de Direito, desde o princípio da separação dos poderes, estudo dos sistemas de controle jurisdicional da Administração (sistemas inglês e francês), passando, ainda, pela análise do efetivo Controle Jurisdicional da discricionariedade administrativa, apresentando-se, inclusive, conceitos fundamentais relativos à Administração Pública. Essa atuação jurisdicional no âmbito do concurso público poderá ser quanto à legalidade ou, a depender do caso concreto, um controle de mérito. Por conseguinte, apresenta-se o conceito de edital que rege o concurso público, as suas características e princípios norteadores do certame. Por fim, exemplifica-se o presente trabalho ao analisar-se dois casos levados à apreciação judicial, por candidatos que participaram do concurso público da Polícia Militar da Paraíba. O primeiro, com relação a possível ambiguidade no texto do edital e a outra com relação a divulgação do gabarito oficial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se com subsídio doutrinas, artigos científicos, jurisprudência e legislação pertinente ao tema. Quantos aos resultados, observouse que o controle jurisdicional exercido pelo Poder Judiciário na Administração Pública no âmbito do concurso público pode ser de legalidade ou de mérito, a depender do caso concreto.
Descrição: FIDELES JÚNIOR, J. S. A atuação do controle jurisdicional no âmbito do concurso público. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14408
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseilton Santos Fideles Júnior.pdfJoseilton Santos Fideles Júnior841.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.