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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fires, Deise da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-05T18:40:08Z | - |
dc.date.available | 2017-09-05T18:40:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14411 | - |
dc.description | FIRES, D. da S. Tecnologias digitais na educação infantil: possibilidades, riscos e cuidados. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute a importância do uso das novas tecnologias e mídias digitais na Educação Infantil, considerando mudanças e avanços educacionais e sociais atuais, bem como a necessária capacitação dos/as professores/as para utilização dessas novas ferramentas em sala de aula, uma vez que a modernização e a informatização da sociedade tem produzido uma série de possibilidades, mas também de problemas físicos, psíquicos, sociais, políticos, ambientais e culturais e outros, que tem afetado o desenvolvimento de crianças, adolescentes e mesmo adultos. Dentre outros problemas, o uso indiscriminado de tais ferramentas tem ocasionado sedentarismo, obesidade, dependência, exposição a assédios, pedofilia e violências de diversas ordens, que afetam, inclusive crianças em tenra idade. Tais ferramentas podem enriquecer o ambiente e o trabalho pedagógico, tornando-os mais dinâmicos, interessantes, prazerosos, complexos e desafiantes, favorecendo a ludicidade e a formação de valores, o que nos motiva a buscar conhecer mais detidamente essa nova realidade escolar. Para isto, procedemos ao estudo bibliográfico, que teve como principais teóricos Glaucia Brito e Ivonélia Purificação (2008); Ana Cristina Nascimento (2010); Raphael Bettio e Alejandro Martins (2012). Considerando que as crianças, atualmente, praticamente nascem aptas ao uso de tecnologias digitais e aprendem a manuseá-las para fotos, jogos, vídeos, bem antes de aprenderem a ler e a escrever, portanto, a utilização pedagógica das TIC torna-se necessária e capaz de tornar as aprendizagens mais efetivas e significativas. Ressalta-se que facilitar e potencializar este acesso na Educação Infantil não deve significar a antecipação da alfabetização, uma vez que é necessário respeitar as fases de desenvolvimento da infância, que aos quatro e cinco anos deve priorizar o brincar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais na educação infantil: possibilidades, riscos e cuidados | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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