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Título: Tecnologias digitais na educação infantil: possibilidades, riscos e cuidados
Autor(es): Fires, Deise da Silva
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Novas tecnologias
Mídias digitais
Formação de professores
Educação infantil
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: Este artigo discute a importância do uso das novas tecnologias e mídias digitais na Educação Infantil, considerando mudanças e avanços educacionais e sociais atuais, bem como a necessária capacitação dos/as professores/as para utilização dessas novas ferramentas em sala de aula, uma vez que a modernização e a informatização da sociedade tem produzido uma série de possibilidades, mas também de problemas físicos, psíquicos, sociais, políticos, ambientais e culturais e outros, que tem afetado o desenvolvimento de crianças, adolescentes e mesmo adultos. Dentre outros problemas, o uso indiscriminado de tais ferramentas tem ocasionado sedentarismo, obesidade, dependência, exposição a assédios, pedofilia e violências de diversas ordens, que afetam, inclusive crianças em tenra idade. Tais ferramentas podem enriquecer o ambiente e o trabalho pedagógico, tornando-os mais dinâmicos, interessantes, prazerosos, complexos e desafiantes, favorecendo a ludicidade e a formação de valores, o que nos motiva a buscar conhecer mais detidamente essa nova realidade escolar. Para isto, procedemos ao estudo bibliográfico, que teve como principais teóricos Glaucia Brito e Ivonélia Purificação (2008); Ana Cristina Nascimento (2010); Raphael Bettio e Alejandro Martins (2012). Considerando que as crianças, atualmente, praticamente nascem aptas ao uso de tecnologias digitais e aprendem a manuseá-las para fotos, jogos, vídeos, bem antes de aprenderem a ler e a escrever, portanto, a utilização pedagógica das TIC torna-se necessária e capaz de tornar as aprendizagens mais efetivas e significativas. Ressalta-se que facilitar e potencializar este acesso na Educação Infantil não deve significar a antecipação da alfabetização, uma vez que é necessário respeitar as fases de desenvolvimento da infância, que aos quatro e cinco anos deve priorizar o brincar.
Descrição: FIRES, D. da S. Tecnologias digitais na educação infantil: possibilidades, riscos e cuidados. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14411
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