Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14436
Título: | Percurso teórico-metodológico das orações subordinadas adjetivas em livros didáticos de português |
Autor(es): | Ribeiro, Eleonora de Lima |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Gramática Orações adjetivas Livro didático Ensino de língua portuguesa |
Data do documento: | 27-Jun-2016 |
Resumo: | O presente estudo tem como foco de observação e análise o tratamento das orações adjetivas do português no âmbito do ensino e aprendizagem, em particular em manuais didáticos. Nossas reflexões têm como suporte teórico os postulados de gramáticas tradicionais e de linguistas de base funcionalista. O corpus é constituído por três livros didáticos de português (LPD) do 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental. Objetivamos averiguar, nas seções destinadas ao estudo das orações subordinadas adjetivas, como se dá a exposição do conteúdo. Constatamos que há um longo caminho para um ensino que conduza à reflexão sobre os fatos gramaticais. |
Descrição: | RIBEIRO, E. de L. Percurso teórico-metodológico das orações subordinadas adjetivas em livros didáticos de português. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14436 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eleonora de Lima Ribeiro.pdf | 3.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.