Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14436
Título: Percurso teórico-metodológico das orações subordinadas adjetivas em livros didáticos de português
Autor(es): Ribeiro, Eleonora de Lima
Palavras-chave: Língua portuguesa
Gramática
Orações adjetivas
Livro didático
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 27-Jun-2016
Resumo: O presente estudo tem como foco de observação e análise o tratamento das orações adjetivas do português no âmbito do ensino e aprendizagem, em particular em manuais didáticos. Nossas reflexões têm como suporte teórico os postulados de gramáticas tradicionais e de linguistas de base funcionalista. O corpus é constituído por três livros didáticos de português (LPD) do 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental. Objetivamos averiguar, nas seções destinadas ao estudo das orações subordinadas adjetivas, como se dá a exposição do conteúdo. Constatamos que há um longo caminho para um ensino que conduza à reflexão sobre os fatos gramaticais.
Descrição: RIBEIRO, E. de L. Percurso teórico-metodológico das orações subordinadas adjetivas em livros didáticos de português. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14436
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eleonora de Lima Ribeiro.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.