Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14439
Título: La defensa del negro em América em los poemas de José Martí y Castro Alves
Autor(es): Chachahuayna, Juan Ramiro Condori
Palavras-chave: Romantismo no Brasil
Literatura hispano-americana
Poesia social
Conderismo
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O presente artigo traz uma análise comparativa entre o poema do escritor cubano José Martí e o poeta da fase social do Romantismo brasileiro Antonio de Castro Alves, com o objetivo de verificar como os os dois poemas abordam o tema do sofrimento dos escravos no século XIX enquanto se transportava nos navios negreiros.Utilizou-se para a pesquisa uma pesquisa bibliográfica que posibilitasse melhor entendimtendimento do processo de desenvolvimento do tema de caráter abolicionista. Entende-se a importancia de apresentar a biografía de cada um dos autores dos poemas analizados, uma vez que fatos relacionados da vida de cada um, exerceu grande influencia nos seus ideais libertarios, como também se verifica o estilo literário e retórico utilizado pelos escritores para convencer a seus interlocutores das dores sofridas pelos escravos. A análise aponta preliminarmente que há profundas semelhanças na linguagem e na preocupação de denunciar as injustiças e flagelos sofridos pelos negros escravizados.
Descrição: CHACHAHUAYNA, J. R. C. La defensa del negro em América em los poemas de José Martí y Castro Alves. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14439
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juan Ramiro Condori Chachahuayna.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.