Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14446
Título: Leitura, criticidade e posicionamento: trabalhando os valores morais e sociais em sala de aula
Autor(es): Barbosa, Roberlânia Alves
Palavras-chave: Leitura
Gêneros textuais
Artigo de opinião
Texto argumentativo
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: O ensino da língua materna, quando rompe os moldes tradicionais, torna-se uma ponte entre o aluno e o texto. Entre estes dois elementos é possibilitada a interação mútua e correspondente, pois o discente passa a constatar, através da leitura, que a língua portuguesa possui roupagens variadas e que ele é capaz de entrajar-se dela, de acordo com as situações comunicacionais. Com isso, superamos a problemática que muitos jovens do ensino médio enfrentam diante da escassez de argumentos na defesa dos seus pontos de vista perante a sociedade. Para constatarmos os progressos, buscamos, como objetivo geral, analisar, nas atividades dos alunos participantes do subprojeto Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, a forma como a competência argumentativa se molda durante a execução da sequência didática que busca o refinamento das habilidades, tanto de leitura, quanto argumentativa dos alunos diante da discussão dos valores morais transmitidos na sociedade. Nossos objetivos específicos buscam averiguar o conhecimento prévio, ou seja, toda a construção de saberes, que os alunos possuíam em torno do tema “Consumismo”, antes de redigirem um texto argumentativo, para então observarmos quais mudanças significativas ocorreram sobre a concepção do tema através da aplicação da sequência didática. O projeto Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, que através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, se tornou um subprojeto de língua portuguesa que funciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caic José Joffily, em Campina Grande-PB. Como subsídio teórico, nos apossamos dos documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (2006), dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio- PCNEM (2000) e também das palavras dos autores como Antunes (2003) e (2009), Aquino (2007), Bauman (2008), Bräkling (2000), Cândido (1985), Kock e Elias(2006), Marcuschi (2008), Soares (2003).
Descrição: BARBOSA, R. A. Leitura, criticidade e posicionamento: trabalhando os valores morais e sociais em sala de aula. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14446
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberlânia Alves Barbosa.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.