Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14454
Título: Resíduos sólidos industriais: Uma fonte alternativa para o desenvolvimento de insumos para a construção civil
Autor(es): Silva, Adriano Oliveira da
Palavras-chave: Resíduos sólidos industriais
Rochas ornamentais
Solo-cimento
Tijolos ecológicos
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: O grande potencial da indústria de beneficiamento de rochas ornamentais no Brasil e sua enorme geração de resíduos exige a constante necessidade de projetos de pesquisa que viabilizem o aproveitamento racional desses rejeitos na indústria da construção civil, uma vez que este setor sofre com elevados custos de produção devido à escassez de matéria prima. Em busca de melhorias na destinação adequada desses resíduos industriais, a pesquisa teve como objetivo estudar a potencialidade de insumos provenientes do beneficiamento de rochas ornamentais para a produção de uma mistura alternativa de solo-cimento para construções civis. Nesta atividade de pesquisa foram realizados ensaios de caracterização física, química e mineralógica dos resíduos das rochas e do solo, além da análise ambiental desses resíduos conforme as normas da ABNT. Com base nos resultados obtidos na pesquisa, chegou-se a conclusão de que a adição dos Resíduos de corte e serragem do Mármore e Granito possibilitou condições técnicas favoráveis para se produzir tijolos prensados de solo-cimento e Pisos intertravados ecológicos com qualidade e, o aproveitamento desses na fabricação de tijolos de solo-cimento pode configurar-se numa prática ecologicamente correta, podendo contribuir para reduzir o volume de material descartado na natureza, reduzir a exploração dos recursos naturais, e assim contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Descrição: SILVA, A. O. da. Resíduos sólidos industriais: Uma fonte alternativa para o desenvolvimento de insumos para a construção civil. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14454
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Oliveira da Silva.pdfPDF - Adriano Oliveira da Silva5.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.