Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14471
Título: A política de habitação na atualidade: entre o direito à moradia e a segregação urbana
Autor(es): Silva, Márcia Farias da
Palavras-chave: Segregação urbana
Política habitacional
Habitação
Direito à moradia
Data do documento: 14-Jul-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a política habitacional na atualidade, buscando apreender se sua configuração atual tem garantido o direito à moradia ou tem favorecido a segregação urbana dos segmentos mais pobres da população. A aproximação com o tema se deu a partir da experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social realizado no período de novembro de 2013 a dezembro de 2014, na Secretaria de Planejamento do Município de Campina Grande - SEPLAN, quando acompanhamos o processo de realocação de pessoas que viviam em favelas e em ocupações irregulares para condomínios fechados. Trata-se de um estudo bibliográfico, tendo por base livros e artigos científicos, com uma abordagem qualitativa. Neste estudo buscamos aprofundar a discussão sobre a segregação urbana e sobre os marcos históricos da política habitacional no Brasil, destacando o Programa Minha Casa Minha Vida. Nesse sentido, tivemos acesso a estudos de autores que analisaram a implantação do programa no estado de São Paulo (SP) e no município de Campina Grande (PB). Observamos que um dos principais problemas identificados nessas moradias se refere à localização dos imóveis destinados às camadas mais pobres, pois, tanto no sudeste do país quanto na realidade de Campina Grande, há o distanciamento das moradias das regiões mais centrais da cidade, o que contribui para a permanência ou agravamento da segregação urbana.
Descrição: SILVA, M. F. da. A política de habitação na atualidade: entre o direito à moradia e a segregação urbana. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14471
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARCIA FARIAS DA SILVA.pdf692.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.