Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14501
Título: Mudanças ocorridas com a implantação do e-social nas práticas trabalhistas no Brasil
Autor(es): Santos, Daniele do Nascimento
Palavras-chave: SPED
E-social
Práticas trabalhistas
Escrituração digital
Empregado domestico
Data do documento: 11-Mai-2017
Resumo: As práticas trabalhistas ao longo dos anos vêm sofrendo adaptações com acordos coletivos, lutas sindicais e adaptação de mercado através de mudanças sociais e econômicas causadas pela globalização. Para que o Governo possa ter um maior controle destas rotinas e, consequentemente aumente a arrecadação de tributos, necessário se faz utilizar ferramentas tecnológicas. A partir disto, o Governo Federal implantou nas empresas com faturamento bruto em 2014 superior a R$ 78.000,00 o e-social, um projeto que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, e passará a ser obrigatório para todas as empresas brasileiras, a partir de janeiro de 2018, para dotar o governo de todas as informações e dados das relações trabalhistas, tendo o seu envio através de uma certificação digital. Diante disto, este trabalho tem como objetivo descrever quais as principais mudanças que ocorrerão nas práticas trabalhistas com a implantação do e-social. Para atingir o objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica que caráter exploratória e descritiva e abordagem qualitativa. Essa nova prática trará mais precisão e agilidade as informações, garantindo ao fisco maior controle e as empresas o cumprimento das suas obrigações trabalhistas. O e-social traz benefícios para as empresas, pois há uma diminuição na parte burocrática para a entrega dos documentos, mas também traz alguns impactos, visto que elas devem se adequar as exigências desse sistema.
Descrição: SANTOS, D. do N. Mudanças ocorridas com a implantação do e-social nas práticas trabalhistas no Brasil. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14501
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele do Nascimento Santos.pdf593.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.