Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14510
Título: Grau de endividamento: um estudo nos estados brasileiros
Autor(es): Rodrigues, Marcelli Goretti Dias
Palavras-chave: Administração pública
Grau de endividamento
Divida pública
Finanças públicas
Data do documento: Mai-2016
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral identificar a o grau de endividamento dos estados brasileiros, no período de 2000 a 2013. Utilizou-se a metodologia bibliográfica, descritiva e documental, com abordagem empírico-analítica. Coletaram-se os dados mediante as Finanças do Brasil (Finbra) disponível no sítio do Tesouro Nacional; depois, indexaram-se os dados pelo indicador econômico Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A amostra foi censitária, composta pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Após a análise dos estados, calculou-se o Grau de Endividamento Total (GET) de cada estado anualmente; realizou-se a estatística descritiva e a análise de cluster. Os resultados obtidos mediante a análise de cluster mostraram que 19 estados apresentaram um nível de endividamento semelhante entre si, e que Amapá (cluster 3), Rio Grande do Norte (cluster 4) e Distrito Federal (cluster 5), conforme observado no dendrograma, não apresentaram semelhança com os demais estados, por possuírem um índice de endividamento mais baixo. Como sugestão para futuras pesquisas, pode-se realizar outros modelos de análises, estabelecendo outras variáveis, para que haja o aprofundamento do estudo, podendo-se, também, fazer um estudo por região e por período, fazendo um comparativo, para saber como anda o GET.
Descrição: RODRIGUES, M. G. D. Grau de endividamento: um estudo nos estados brasileiros. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14510
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelli Goretti Dias Rodrigues.pdf527.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.