Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14542
Título: O uso da logística reversa no agronegócio: uma análise nos engenhos sucroalcooleiros de Alagoa Nova - PB
Autor(es): Souza, Anderson de Tarso Valentim
Palavras-chave: Logística reversa
Produção de cachaça
Engenho sucroalcooleiro
Agronegócio
Data do documento: 10-Mai-2017
Resumo: É sabido que os engenhos sucroalcooleiros fazem o processo da Logística Reversa com alguns tipos de rejeitos. Portanto, este estudo teve por objetivo identificar a utilização da logística reversa dos resíduos gerados no processo produtivo da cachaça, bem como analisar, se essa ferramenta gerencial for empregada, até que ponto ocorre seu uso de forma consciente nos engenhos localizados na cidade de Alagoa Nova – Paraíba. A metodologia utilizada classifica- se quanto ao delineamentocomo bibliográfica,os objetivos descritiva,através de aplicação de entrevistaestruturada com abordagem quantitativa adotando como critério os engenhos produtores que estivessem devidamente cadastrados no Ministério da Agricultura. Deste modo, observa-se que é de suma importância o uso da Logística Reversa como ferramenta gerencial, concluindo-se que, apesar de comum o retorno dos rejeito com reintrodução no processo produtivo nem sempre é feito de forma consciente, apresentando algumas barreiras para que a aplicação da mesma seja colocada em prática como ferramenta gerencial ou até mesmo a falta de cultura de aplicação da mesma, já que faz pouco tempo que ela passou a ser regulamentada por lei que coloca a responsabilidade da destinação dos rejeitos para produtores.Pode-se destacar como limitações da pesquisa a pouca quantidade de engenhos devidamente cadastrados no Ministério da Agricultura e a acessibilidade.
Descrição: SOUZA, A. de T. V. O uso da logística reversa no agronegócio: uma análise nos engenhos sucroalcooleiros de Alagoa Nova - PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14542
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson de Tarso Valentim Souza.pdf5.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.