Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14563
Título: A segurança cibernética: uma abordagem securitizadora e a ascensão de um regime internacional
Autor(es): Souza Sobrinho, Paulo César Gomes de
Palavras-chave: Segurança cibernética
Organizações internacionais
Regimes internacionais
Data do documento: 19-Ago-2017
Resumo: A segurança cibernética vem alcançando um foco maior com o passar dos anos no campo da política e do setor militar, encontrando-se em diversas decisões dos atores da sociedade internacional, tais como o Estado e as Organizações Internacionais (OI’s). A necessidade de alianças e cooperação fez-se presente ao crescente número de eventos e conferências internacionais destinados ao debate do tema. Sendo assim, este trabalho propõe a identificar, num primeiro momento a utilização da securitização para a segurança cibernética através de 1) discurso, 2) políticas e 3) práticas, ressaltando os termos encontrados e a sua utilização em discursos. Para alcançar este objetivo, uma análise histórica da formação da Organização das Nações Unidas e do Internet Governance Forum e da ascensão da segurança cibernética nestes dois meios. Ao fim, delineia-se a construção de um regime internacional e as etapas já realizadas acerca do espaço cibernético e como os atores interagem sobre o tema. As considerações levantadas ao final, apontam para o a visibilidade que as alianças e parcerias tomam ao decorrer dos anos e acontecimentos pelo mundo, propiciando um ambiente conveniente para as discussões e debates acerca do tema somando as visões dos diferentes atores, como o Estado, OI’s e o setor privado.
Descrição: SOUZA SOBRINHO, P. C. G. de. A segurança cibernética: uma abordagem securitizadora e a ascensão de um regime internacional. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14563
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo César Gomes de Souza Sobrinho.pdfPaulo César Gomes de Souza Sobrinho854.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.