Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14583
Título: Stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização
Autor(es): Bezerra, Aline de Souza
Palavras-chave: Stress infantil
Aprendizagem
Alfabetização
Data do documento: 19-Abr-2016
Resumo: O presente trabalho tem como tema a relação entre stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, em que se buscou identificar aspectos do stress que interferem no processo de ensino aprendizagem, possíveis causas e consequências. O referencial teórico foi fundamentado tendo como base os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Vygotsky, Henri Wallon. Os recursos utilizados para a coleta de dados foram: observação do comportamento da professora e dos alunos em sala de aula, questionário com a professora e com os alunos (do primeiro ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Cidade de Campina Grande). Através da análise dos dados pudemos observar de que forma os alunos veem o processo de alfabetização, seus anseios e temores, como suas expectativas podem provocar stress e interferem no processo de aprendizagem, se o aluno está preparado para lidar com a nova realidade, como é a relação entre professoraluno. Sabe-se que as emoções têm forte influência no processo de ensino e independente dos problemas que a criança possa enfrentar, o seu responsável na escola ou em casa deve se preocupar com o seu bem estar. Ao término da análise contatou-se que os desafios enfrentados abordam não somente os alunos, mas também o professor. A falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos é um grande transtorno, a falta de disciplina de alguns alunos em sala de aula faz com que o processo de aprendizagem aconteça de maneira mais lenta. Contudo, a professora entrevistada consegue vencer os obstáculos existentes e tornar o processo de alfabetização prazeroso. A educadora busca agir em conjunto com a comunidade escolar e pais buscando sempre rever ações que proporcionem aos seus alunos uma educação de qualidade.
Descrição: Bezerra, A. S. Stress infantil e os reflexos no processo de alfabetização. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14583
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Souza Bezerra.pdf443.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.