Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14638
Título: A aplicabilidade da lei de improbidade administrativa em face dos agentes políticos
Autor(es): Barbosa Júnior, José Ronaldo
Palavras-chave: Agentes políticos
Princípio da moralidade
Lei de improbidade
Crime de responsabilidade
Data do documento: 17-Mar-2017
Resumo: Existe entendimento de que a lei de improbidade administrativa não se aplica aos agentes políticos, uma vez que os atos de improbidade nada mais seriam do que infrações político-administrativas. No entanto questiona-se a possibilidade de cumulação das sanções da Lei de Improbidade com as sanções dos Crimes de Responsabilidade. A monografia parte de estudos sobre os Agentes Públicos, especificamente sobre os Agentes Políticos. Logo após é feito uma análise da Lei de Improbidade, de suas características e de suas sanções, bem como um breve esclarecimento sobre a Lei dos Crimes de Responsabilidade, apontando suas peculiaridades, trazendo conclusões como as de Carvalho Filho (2014), que nos aponta três possibilidades de aplicação. A pesquisa também traz a jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a aplicabilidade da Lei de Improbidade perante os Agentes Políticos, entendimento esse, que ainda sofre divergência. Todo trabalho foi fundamentado no raciocínio dedutivo, utilizando de procedimento histórico e funcionalista, bem como de pesquisa bibliográfica e o uso de documentação direta e indireta.
Descrição: BARBOSA JÚNIOR, J. R. A aplicabilidade da lei de improbidade administrativa em face dos agentes políticos. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14638
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ronaldo Barbosa Júnior.pdfJosé Ronaldo Barbosa Júnior579.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.