Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1464
Título: A importância da leitura na segunda fase do ensino fundamental
Autor(es): Lima, Fernanda Soares de
Palavras-chave: Leitura
Formação
Ensino fundamental
Data do documento: 7-Ago-2013
Resumo: Ler é estimulante. Nada desenvolve mais a capacidade verbal e a de pensar que a leitura de livros. Na escola, adquirimos conhecimentos diversos, mas nada é comparado ao que se aprende de forma natural e sem custo através da leitura regular de livros. Nesse contexto, o presente trabalho destaca a importância da leitura no processo de formação do aluno no segundo ciclo do ensino fundamental e o papel da escola no que se refere ao processo da leitura. Ter a habilidade de atribuir sentido aos textos significa, inicialmente, compreender que ler é uma prática social que acontece em diferentes espaços e com características muito específicas: o tipo de conteúdo dos textos que nele circulam, os objetivos da leitura, os processos mais comuns, decorrentes dessas finalidades, os gêneros de textos. Baseamo-nos em Kleiman (1989, 2010), Lajolo (1982), Geraldi (2000, 2006), entre outros autores, os quais entendem a leitura como meio de aquisição de conhecimento e o leitor como indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história. Os dados da nossa pesquisa foram coletados a partir de um questionário direcionado aos alunos do 6º, 7º e 9º ano. Ao fim constatamos que os alunos reconheciam o valor da leitura em sua vida e que por meio da pesquisa foi demonstrado que é possível ultrapassar as barreiras da leitura tradicionalista, por meio de práticas que privilegiam a leitura de acordo com a realidade, com as temáticas próximas às vivências dos alunos.
Descrição: LIMA, F. S. de. A importância da leitura na segunda fase do ensino fundamental. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1464
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Soares de Lima.pdfFernanda Soares de Lima182.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.