Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14651
Título: A tacada da malandragem e a infância encaçapada em "O meninão do caixote" de João Antônio
Autor(es): Sousa, Rita Ramone Dantas de
Palavras-chave: Meninão
Malandragem
Jogo
Exploração
Data do documento: 26-Set-2017
Resumo: O presente trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo discutir a figuração da infância no conto “O Meninão do Caixote” de João Antônio, atentando para a vulnerabilidade social da criança diante da exploração dos adultos, da ameaça do tráfego de drogas, do abuso sexual e do vício do jogo. A história do menino se confunde com o drama de muitas crianças que vivem em situação de perigo e abandono nas ruas dos grandes centros urbanos. Atraído pela malandragem, o garoto passa a experienciar as mais estranhas atividades do mundo dos adultos. A trajetória de o Meninão do caixote é marcada pelos conflitos com a mãe, uma mulher batalhadora e autoritária, e pela ausência do pai, um caminhoneiro que fica muito tempo longe da família. Carente da presença paterna, o moleque é seduzido pela malandragem de Vitorino, um experiente jogador de sinuca, e se torna tão bom no jogo de bilhar quanto os seus exploradores. O embasamento teórico que orientou esta pesquisa tem em Oliveira e Pereira (2003), Martin (2008), Arêas (1999), Candido (1999) e Figueredo (2007) as principais referências. A leitura do conto sinaliza a expressiva fragilidade da criança diante da sedução do adulto, a carência, a evasão e as frustrações humanas, mas também revela que os laços afetivos, o amor materno, podem resgatar e salvar vidas inocentes.
Descrição: SOUSA, R. R. D. de. A tacada da malandragem e a infância encaçapada em "O meninão do caixote" de João Antônio. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14651
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita Ramone Dantas de Sousa.pdf6.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.