Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14655
Título: A docência na educação de jovens e adultos: um relato de experiência da prática pedagógica em Língua Portuguesa
Autor(es): Silva, Simone Pereira da
Palavras-chave: Trabalho docente
EJA
Relato de experiência
Data do documento: 26-Set-2017
Resumo: O trabalho docente é considerado uma atividade significativa, e apresenta como característica a diversidade de saberes e de experiências. É uma atividade complexa que não só envolve o processo de ensino-aprendizagem, mas influências relacionadas aos aspectos econômicos, psicológicos, técnicos, culturais, éticos, políticos, institucionais, afetivos, estéticos que repercutem em sala de aula provocando diferentes reações e expectativas no professor e aluno. Diante da apresentação da docência como trabalho, surgem indagações a respeito deste trabalho na modalidade de educação de jovens e adultos. Assim, O presente artigo, intitulado: A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA propõe-se a analisar aspectos fundamentais sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos confrontando-o com a prática vivenciada numa turma da EJA, como também, relatar a experiência vivenciada na prática docente em Educação de Jovens e Adultos na disciplina Língua Portuguesa. O estudo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, o que nos permitiu aprofundar a discussão a respeito da temática, possibilitando a compreensão da natureza do trabalho docente e seu desenvolvimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, aportamo-nos em autores como: Alves (2010), Santos (2004), Silva (2008), Tardif (2002; 2007), entre outros, e no relato de experiência vivenciado como professora de Língua Portuguesa em uma Escola da rede municipal de ensino em uma turma multisseriada da EJA. A conclusão a que chegamos é a de que é necessário estar sempre participando de discussões que ponham em pauta o trabalho do professor, pois só com o constante acompanhamento das situações de trabalho docente, podem surgir novas propostas de práticas pedagógicas que venham a melhorar significantemente esse trabalho, principalmente quando se sabe o tamanho de sua importância para alunos que frequentam esta modalidade de ensino.
Descrição: SILV, S. P. da. A docência na educação de jovens e adultos: um relato de experiência da prática pedagógica em Língua Portuguesa. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14655
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Pereira da Silva.pdf9.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.