Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14681
Título: Os pontos notáveis do triângulo e algumas aplicações
Autor(es): Marinho, Allan Klisman Arnaud
Palavras-chave: Geometria
Geometria plana
Triângulo
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: No presente trabalho estudamos o triângulo, seus pontos notáveis e algumas de suas aplicações. Inicialmente, apresentamos algumas definições e resultados preliminares que são necessários para o seguimento do trabalho. Abordamos uma série de conceitos da geometria plana, como congruência e semelhança de triângulo, quadriláteros, além de alguns resultados importantes como o Teorema de Pitágoras, Teorema da bissetriz interna, de Tales, entre outros, que serão de suma importância para chegarmos ao objetivo final. Abordamos ainda as cevianas de um triângulo, os seus pontos notáveis, suas propriedades e consequências, detalhando a teoria de modo que seja possível facilitar sua aplicação. Finalmente, estudamos algumas aplicações dos pontos notáveis de um triângulo em problemas que nos possibilite entender esse tema de extrema importância e que pode ser aplicado de diversas maneiras no ensino básico.
Descrição: MARINHO, A. K. A. Os pontos notáveis do triângulo e algumas aplicações. 2017. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14681
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Klisman Arnaud Marinho.pdfPDF - Allan Klisman Arnaud Marinho16.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.