Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14720
Título: Caracterização físico-química e microbiológica de uma água proveniente de ar condicionado
Autor(es): Nascimento, José Alisonbruno Ramos
Palavras-chave: Reaproveitamento de água
Água - Ar condicionado
Potabilidade
Análise físico-química
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: Apesar da água ser considerada um recurso abundante no planeta ela não está distribuída de forma igualitária sobre todas as regiões, algumas possuem água em abundância enquanto outras sofrem com a escassez extrema, essa irregularidade contribuiu diretamente para que as primeiras civilizações se desenvolvessem as margens de lagos e rios. No entanto o Brasil, onde a região amazônica tem a menor concentração populacional apresenta a maio quantidade de bacias hidrográficas do país, em contrapartida o semiárido nordestino que tem grande concentração populacional sofre com os menores índices pluviométricos, sendo a escassez de água potável uma realidade constante na vida do nordestino. Para resistir a essa circunstância se faz necessário à busca por fontes secundarias de água, como por exemplo, as obtidas através da condensação dos aparelhos de ar condicionado, que podem ser utilizadas na limpeza em geral das casas e instituições públicas, para regar jardins, plantas e hortaliças, reduzindo diretamente o consumo da água potável disponível. Entretanto ao fazer uso dessas novas fontes alternativas de água, como é o caso daquelas provenientes de aparelhos de ar condicionado, é imprescindível conhecer a qualidade da mesma para evitar futuros danos que possam vir a ser causados devido a contaminação química ou biológica. Pensando nisso esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar uma água proveniente de aparelhos de ar condicionado de uma escola publica da cidade de Boqueirão-PB, a qual já é utilizada na limpeza dos banheiros e das salas de aula, nos dias em que não há água nas torneiras, devido ao racionamento pela qual a cidade tem passado. Foram feitas análises físico-químicas, (dureza, o potencial hidrogeniônico (pH), alcalinidade, condutividade elétrica e cloretos) e microbiológica (coliformes totais). Em relação as propriedades físico-químicas estudada os resultados apresentaram valores bem abaixo dos recomendados pela portaria 2914/11 do Ministério de Saúde, demonstrando que a água proveniente de aparelhos de ar condicionado apresenta excelente qualidade e que pode ser aproveitada para limpeza, regar plantas, e irrigar as hortaliças da própria escola. Apesar de a mesma ter apresentado contaminação por coliformes, acredita-se que a manutenção frequente dos filtros dos aparelhos de ar condicionado seja suficiente para eliminar essa contaminação.
Descrição: NASCIMENTO, J. A. R. Caracterização físico-química e microbiológica de uma água proveniente de ar condicionado. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14720
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Alisonbruno Ramos Nascimento.pdfPDF - José Alisonbruno Ramos Nascimento8.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.