Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14723
Título: Água e o ensino de Química: Avaliação de uma proposta baseada na resolução de situações-problema
Autor(es): Silva, Patrícia Fernandes da
Palavras-chave: Ensino de Química
Situação-problema
Estratégia didática
Polaridade das ligações químicas
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: A resolução de problemas tem sido uma estratégia bastante importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno, que considera os aspectos relativos à vivência e o contexto, na proposição e no processo de resolução de problemas. Segundo os documentos referenciais curriculares, um dos objetivos do Ensino de Química é desenvolver estratégias voltadas ao uso de resolução de problemas, visando uma aprendizagem de conceitos químicos articuladas com a realidade natural, social e cultural, buscando aproximar os alunos de atividades de investigação científica no contexto escolar. Nesta perspectiva, o presente estudo buscou analisar como uma proposta didática baseada na estratégia de resolução de problemas associada a diversas atividades (animação, vídeo, texto de apoio, discussão teórica, jogo de palavras cruzadas e experimentação com materiais de baixo custo) auxilia na abordagem do conteúdo de polaridade a partir do tema gerador água. Os sujeitos da pesquisa foram 21 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola da cidade de Remígio – PB. A partir das indicações de Merieu (1998), elaborou-se uma situação-problema, que passou a integrar uma simulação e foi exibida em sala de aula na forma de vídeo. A intervenção foi desenvolvida em sete etapas. Para a análise da aprendizagem dos estudantes, buscou-se avaliar o nível de conhecimento as respostas dadas ao momento 1 (levantamento das concepções prévias) e ao momento 7 (finalização da proposta com a construção de um texto). Dentre as demais etapas, destaca-se ainda o desempenho dos alunos no debate acerca do texto de apoio, na discussão teórica dos conceitos, no jogo de palavras-cruzadas e a participação no momento de experimentação de baixo custo. Ficou perceptível que a proposta didática despertou motivação nos alunos, rompendo com um ensino tradicional (modelo transmissão-recepção) que muitos encontram em sala de aula, como também contribuiu para a construção de conceitos referentes ao estudo da polaridade. Espera-se que propostas desta natureza continuem sendo aplicadas em sala de aula, com o objetivo de melhorar o ensino de Química nas escolas. É importante que os docentes despertem o interesse nos alunos pelas aulas de Química no Ensino Médio, minimizando as dificuldades de aprendizagem e a falta de motivação pelo estudo da Química.
Descrição: SILVA, P. F. da. Água e o Ensino de Química: Avaliação de uma proposta baseada na resolução de situações-problema. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14723
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Fernandes da Silva.pdfPDF - Patrícia Fernandes da Silva12.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.