Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14726
Título: Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas
Autor(es): Santos, Édino Farias dos
Palavras-chave: História da Ciência
Livro didático
Funções inorgânicas
Data do documento: 18-Jul-2017
Resumo: A história da ciência tem contribuído para humanizar o Ensino de Química, influenciando diretamente na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços, erros e conflitos da ciência. Dessa forma, torna-se importante analisar como ela tem sido abordada no contexto da educação básica e como o conteúdo histórico está apresentado nos materiais didáticos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como vem sendo abordada a História da Ciência (HC) para o conteúdo de funções inorgânicas nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio (PNLEM 2015). Para a análise dos capítulos, foram utilizados os critérios propostos por Silva e Teixeira (2009), onde a análise foi dividida em categorias. Os resultados revelam que alguns capítulos dos livros não apresentam História da Ciência e não a valorizam em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais e as pesquisas em Ensino de Química no contexto da Educação Básica.
Descrição: SANTOS, É. F. dos. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14726
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Édino Farias dos Santos.pdfPDF - Édino Farias dos Santos7.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.