Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14732
Título: Métodos multivariados no estudo das relações entre variáveis socioeconômicas do Estado de Mato Grosso
Autor(es): Mangueira, Antônio César Holanda
Palavras-chave: MANOVA
Desenvolvimento sustentável
Biplot
Análise multivariada
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: A grande quantidade de dados e como obter informações tem sido um desafio para especia- listas das mais variadas áreas do conhecimento. Dentre os tais problemas existentes está o de relacionar e buscar informações para a tomada de decisão. Sendo assim, neste trabalho busca-se estudar a influência que a produção de soja exerce no Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios (IDSM) do Estado de Mato Grosso, fazendo uso de algumas técnicas da análise multivariada. A disseminação do uso das técnicas da análise multiva- riada pode melhorar a qualidade das pesquisas, proporcionando uma economia relativa de tempo e de custo, facilitando a interpretação das estruturas dos dados e diminuindo a perda de informação. Foram estudados 137 municípios e seis variáveis. Calculou-se a matriz de covariâncias e a matriz de correlações, que por sua vez apresentaram correlações significativas. Foram realizados testes univariados de Shapiro-Wilk que apresentaram normalidade univariada em três variáveis simultaneamente. Em seguida foram aplicados os testes de Mardia, Henze-Zirkle, Royston que indicaram haver fortes evidências para não se rejeitar a hipótese de normalidade multivariada. Realizou-se uma análise de componentes principais visando obter variáveis latentes em função das já existentes com variância conhecida (autovalores). Por fim, foi aplicado a técnica de biplot com objetivo de representar graficamente a matriz de dados com os respectivos grupos que compõem as mesorregiões bem como suas variáveis. As análises foram realizadas com auxilio do software R.
Descrição: MANGUEIRA, A. C. H. Métodos multivariados no estudo das relações entre variáveis socioeconômicas do estado de Mato Grosso. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14732
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio César Holanda Mangueira.pdfPDF - Antônio César Holanda Mangueira13.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.