Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14737
Título: Bicho e criança, palma, pé e dança: uma experiência na Educação Infantil
Autor(es): Silva, Caio Bernardo da
Palavras-chave: Letramento literário
Educação Infantil
Literatura de cordel
Formação de leitores
Leitura literária
Ensino de literatura
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: A pesquisa é fruto de uma intervenção realizada na escola Napoleão Fernandes de Lima da rede pública de ensino fundamental do Congo (PB). Trata-se, portanto, de uma investigação de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Para a realização da intervenção, foi elaborada uma proposta de leitura de cordel a partir dos pressupostos do letramento literário e ligada à temática dos animais. Intentamos investigar como os cordéis escolhidos como objeto de leitura seriam recepcionados por alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Nosso objetivo era saber se a metodologia e a temática escolhidas atrairiam a atenção dos alunos e auxiliariam no desenvolvimento de suas habilidades leitoras. Para tanto, tomamos como balizas as orientações de Cosson (2006), Bordini (1986) e Cândido (1995). Acreditamos que a experiência realizada trouxe resultados positivos para a formação dos alunos envolvidos porque, a partir dos dados coletados no campo de investigação, evidenciamos que é possível realizar um trabalho com o texto literário que, a um só tempo, conjugue saber e sabor, prazer e alegria no exercício de aprender a aprender.
Descrição: SILVA, C. B. Bicho e criança, palma, pé e dança: uma experiência na Educação Infantil. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14737
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Bernardo da Silva.pdfPDF - Caio Bernardo da Silva34.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.