Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14788
Título: O comitê contra terrorismo da Organização das Nações Unidas: ações e atuações concretas
Autor(es): Lira, Lídia Bruna Sena de
Palavras-chave: Organização das Nações Unidas - ONU
Segurança
Terrorismo
Comitê contra terrorismo
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: A Segurança Internacional se apresenta como um dos problemas centrais que norteiam a disciplina das Relações Internacionais, pois a vulnerabilidade estatal, o terrorismo, a cooperação e o conflito, desenvolvem-se atualmente através de novas formas e inesperados moldes em um sistema internacional anárquico, dotado de múltiplas soberanias e facetas. A problemática existente devido à promoção da Guerra ao Terror, encabeçada pelos Estados Unidos da América, com o pós 11 de Setembro de 2001, veio marcar uma nova conjuntura de relações entre os atores internacionais envolvidos, de maneira direta ou indireta, em meio à possibilidade de ataque global por redes terroristas espalhadas em vários países e com capacidade de atuação imprevisível. O desempenho das decisões multilaterais das Nações Unidas, no que concerne à segurança coletiva e as discussões relativas ao terrorismo internacional, geraram um novo palco de negociações e acordos internacionais denominado Comitê Contra Terrorismo. Este é regido pelas resoluções 1373, de 2001, e 1624, de 2005, que tem como intuito reforçar a capacidade dos Estados-Membros das Nações Unidas para prevenir atos terroristas, tanto dentro de seu território como fora de suas fronteiras. Assim, estabelecendo novas resoluções e documentos oficiais que versam exclusivamente sobre esta temática.
Descrição: LIRA, L. B. S. de. O comitê contra terrorismo da Organização das Nações Unidas: ações e atuações concretas. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14788
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lídia Bruna Sena de Lira.pdfLídia Bruna Sena de Lira453.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.