Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Sineide dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-16T17:22:55Z-
dc.date.available2017-10-16T17:22:55Z-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14812-
dc.descriptionANDRADE, Sineide dos Santos. As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental” enfoca o papel das tecnologias e sua importância no incentivo a leitura na escola e a necessidade da formação do hábito da leitura. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o impacto do projeto de intervenção “Leitura na Mídia” sob o processo de construção da aprendizagem da criança, em especial o desenvolvimento do hábito da leitura e a promoção de agentes disseminadores do incentivo a leitura na escola. Buscamos uma interrelação com autores Lerner (2002), Solé (1999) Moran (2000) Moraes (2000) analisando o processo de aprendizagem da leitura e a formação do leitor e o auxílio das tecnologias digitais. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, obedecendo aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica, análise do projeto “Leitura na mídia” e observação livre. Tal prática ocorreu em uma Escola municipal da cidade de João Pessoa–PB, numa turma do 5º ano. A investigação revelou que as tecnologias digitais são fundamentais no processo de aprendizagem e na formação do leitor. É evidente que o trabalho com a leitura deve ser cotidiano na qual a apropriação do saber se dará de forma mais significativa quando se trabalha numa perspectiva de integração leitura e as tecnologias. Concluímos que a escola tem um papel importante na formação do hábito de ler, oportunizando ações educativas que estimulam as crianças à leitura. Logo as tecnologias digitais, em especial a robótica pode nos auxiliar a integrar leitura e tecnologias, possibilitando que as crianças criem e recriem histórias e produzam textos literários com o apoio de softwares, aplicativos, mídias diversas, internet e a robótica educacionalpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Regina Celly Nogueira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeituraspt_BR
dc.subjectPráticas de leituraspt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sineide dos Santos Andrade.pdfPDF - Sineide dos Santos Andrade9.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.