Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Sineide dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T17:22:55Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T17:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14812 | - |
dc.description | ANDRADE, Sineide dos Santos. As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado “As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental” enfoca o papel das tecnologias e sua importância no incentivo a leitura na escola e a necessidade da formação do hábito da leitura. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o impacto do projeto de intervenção “Leitura na Mídia” sob o processo de construção da aprendizagem da criança, em especial o desenvolvimento do hábito da leitura e a promoção de agentes disseminadores do incentivo a leitura na escola. Buscamos uma interrelação com autores Lerner (2002), Solé (1999) Moran (2000) Moraes (2000) analisando o processo de aprendizagem da leitura e a formação do leitor e o auxílio das tecnologias digitais. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, obedecendo aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica, análise do projeto “Leitura na mídia” e observação livre. Tal prática ocorreu em uma Escola municipal da cidade de João Pessoa–PB, numa turma do 5º ano. A investigação revelou que as tecnologias digitais são fundamentais no processo de aprendizagem e na formação do leitor. É evidente que o trabalho com a leitura deve ser cotidiano na qual a apropriação do saber se dará de forma mais significativa quando se trabalha numa perspectiva de integração leitura e as tecnologias. Concluímos que a escola tem um papel importante na formação do hábito de ler, oportunizando ações educativas que estimulam as crianças à leitura. Logo as tecnologias digitais, em especial a robótica pode nos auxiliar a integrar leitura e tecnologias, possibilitando que as crianças criem e recriem histórias e produzam textos literários com o apoio de softwares, aplicativos, mídias diversas, internet e a robótica educacional | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leituras | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leituras | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sineide dos Santos Andrade.pdf | PDF - Sineide dos Santos Andrade | 9.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.