Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14813
Título: Gestão democrática na escola: desafios e reflexões
Autor(es): Silva, Maria Ferreira da
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação
Democracia escolar
Data do documento: 3-Out-2017
Resumo: O presente trabalho refere-se a um estudo sobre a Gestão Democrática Escolar e os desafios relacionados a este modelo de gestão, estabelecendo um modelo que busca a participação coletiva. Ele visa demonstrar a importância da Gestão Escolar Democrática, como atividade fundamental para o implemento dos fins da educação, bem como a compreensão do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana. Constitui em um levantamento conceitual da temática acima descrita, com base no processo de democratização da escola no Brasil, na identificação dos desafios encontrados no âmbito da Gestão Escolar Democrática, através da percepção de que há iniciativas no sentido de ampliar os processos deste tipo de gestão. Pretende, ainda, refletir sobre o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Conclui-se com a ideia sobre a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostrando que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação
Descrição: SILVA, Maria Ferreira da. Gestão democrática na escola: desafios e reflexões. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14813
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ferreira da Silva.pdfPDF - Maria Ferreira da Silva8.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.