Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14840
Título: A política nacional de assistência social: uma análise da centralidade da família
Autor(es): Pê, Simone Zeferino
Palavras-chave: Família
Sistema único de assistência social - SUAS
Matricialidade sociofamiliar
Política de assistência social
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar a centralidade da família na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), enquanto um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A motivação para o estudo é fruto da experiência vivida no campo de estágio curricular obrigatório em Serviço Social, desenvolvido nos semestres 2013/2 e 2014/1 no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS II, em Campina Grande – PB, oportunidade em que pudemos acompanhar o atendimento oferecido aos usuários desta entidade pública e perceber, através da prática profissional, das legislações e orientações técnicas, a centralidade dada à família pela atual Política de Assistência Social Brasileira. Assim, o objetivo central deste trabalho é analisar a centralidade da família no âmbito da Política de Assistência Social, visando compreender como esta matriz é apresentada nas normativas e legislações, qual papel é atribuído à família e refletir sobre os desafios enfrentados por ela para cumpri-lo. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na perspectiva crítico-dialética, o qual foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, bem como das observações e registros em diário de campo no decorrer do estágio. As análises realizadas permitiram comprovar que o eixo “matricialidade sociofamiliar” adquire um papel central no SUAS. Contudo, avaliamos que o mesmo, por si só, é incapaz de promover uma efetiva autonomia dos usuários. Sendo assim, concluímos apontando que a função protetora das famílias só pode se efetivar na medida em que forem asseguradas políticas sociais de cunho universalista, que garantam possibilidades de sustentabilidade às famílias, considerando as reais necessidades dos usuários da assistência social.
Descrição: PÊ, S. Z. A política nacional de assistência social: uma análise da centralidade da família. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14840
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Zeferino Pê.pdf11.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.