Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14970
Título: O caos do sistema carcerário como resultado do contingenciamento dos recursos do fundo penitenciário nacional
Autor(es): Rodrigues, Izabel da Silva
Palavras-chave: Fundo Penitenciário Nacional
Sistema Penitenciário
Segurança Pública
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: A negligência do Estado Brasileiro com os presídios atingiu patamares de caos no início do ano de 2017. Do Norte ao Nordeste do país, rebeliões chocaram pela barbárie e pela ausência de solução por parte dos Entes Federados. Essa tragédia parecia estar sendo anunciada, quando há dois anos o ministro do Supremo Tribunal Federal- STF, Ricardo Lewandowski, alertou para que os recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional fossem imediatamente liberados, a fim de promover as melhorias necessárias no Sistema Carcerário. Essa inércia estatal é responsável pela ineficácia da execução penal e é conveniente para fortalecer as facções criminosas, uma vez que sendo as penitenciárias locais distantes da tutela estatal, tornam-se centros de articulação, verdadeiros quarteis para as principais facções criminosas do país. A falta de compromisso com o Sistema Penitenciário também é reflexo da ignorância da população, que alienada pelo descrédito em relação ao Poder Judiciário, deseja que as penitenciárias se tornem lugares para o suplício e não para a ressocialização. A melhoria dos presídios para a correta execução da pena é um desafio político e social, mas dele os governantes e a população não podem se distanciar, sob pena de agravar cada vez mais os sérios desafios já existentes com a Segurança Pública.
Descrição: RODRIGUES, Izabel da Silva. O caos do sistema carcerário como resultado do contingenciamento dos recursos do fundo penitenciário nacional. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14970
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel da Silva Rodrigues.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.