Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14985
Título: Restauração de pavimentos flexíveis com o emprego de geossintético
Autor(es): Freitas, Bruno Andrade De
Palavras-chave: Pavimento
Restauração
Geossintético
Data do documento: 2-Fev-2017
Resumo: O objetivo de um pavimento é garantir a trafegabilidade com conforto e segurança em qualquer época do ano. Todos os revestimentos asfálticos constituem-se de associações de ligantes asfálticos, de agregados e, em alguns casos, de produtos complementares. Essas associações, quando executadas e aplicadas apropriadamente, devem originar estruturas duráveis em sua vida de serviço. Para que isso ocorra, deve-se conhecer e selecionar as propriedades dos materiais que o compõe. O presente estudo teve por objetivo verificar a eficiência da geogrelha HaTelit C na restauração de pavimentos asfálticos por meio do ensaio de deformação permanente (creep dinâmico), bem como, estudar a aderência entre as camadas asfálticas por meio do ensaio de cisalhamento direto Leutner. A metodologia consistiu na moldagem de corpos de prova de CBUQ cilíndricos preparados com mistura asfáltica compostos por duas camadas, onde a inferior representava um revestimento antigo e a superior uma camada nova de revestimento (recapeamento). Foram ensaiados corpos de prova com e sem a presença de geogrelha entre estas camadas. A geogrelha foi aplicada com emulsão asfáltica a uma taxa 0,51 l/m², para proporcionar uma melhor aderência entre o pavimento antigo e a nova camada. Para compactação dos corpos de prova foram utilizados 10% de Brita 19 mm, 40% de Brita 12,5 mm e 50% de Pó de Pedra. Foi utilizado o CAP 50/70. Todos os agregados a serem utilizados foram submetidos a ensaios (granulometria por peneiramento, índice de forma, abrasão Los Angeles, massa especifica, equivalente de areia) e apresentaram parâmetros que permitem o seu uso para compor misturas asfálticas. A metodologia de dosagem utilizada foi a SUPERPAVE. O teor de ligante de projeto para a mistura foi de 5,03% de CAP. Para realização do ensaio de creep dinâmico e cisalhamento direto Leutner foram moldados 10 CP’s no teor de ligante ótimo, com 15 cm de altura de 10 cm de diâmetro. O Flow Number médio para a mistura sem a geogrelha foi de 68 ciclos e para a mistura com a geogrelha foi de 107 ciclos. Observa-se que a geogrelha aumentou o número de ciclos de carga que o pavimento pode suportar, o que proporciona um aumento da resistência a deformação permanente da mistura asfáltica, ou seja o recapeamento suporta por mais tempo deformações plásticas. Entretanto, não se pode afirmar que o geossintético é totalmente eficaz no recapeamento de pavimentos asfálticos, pois, com relação a aderência entre as camadas verificada pelo ensaio de cisalhamento direto seguindo o método Leutner, na mistura com a geogrelha houve uma considerável redução da força cisalhante máxima entre as camadas, se comparado com uma restauração sem a presença do geossintético.
Descrição: FREITAS, Bruno Andrade De. Restauração de pavimentos flexíveis com o emprego de geossintético. 2017. 57f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14985
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Bruno Andrade de Freitas.pdf12.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.