Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15079
Título: As contribuições do serviço social para a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino
Autor(es): Silva, Gilmara Alves da
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Assistência social
Educação inclusiva
Inclusão social
Educação especial
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A presente monografia apresenta a nossa pesquisa de natureza bibliográfica, que teve como objetivo avaliar as contribuições do serviço social para a inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino, através de consulta a referências a respeito da temática de autores como Sassaki (1997), Gimenes (2012), Iamamoto (1997), Ramalho (2012), Bueno (1993), Margarezi (2010) entre outros. A escolha pelo tema se deu a partir das experiências vivenciadas em nosso estágio obrigatório no curso de serviço social da Universidade Estadual da Paraíba, realizado na Escola Municipal Ana Azevedo, localizada na cidade de Campina Grande- PB. Ao nos depararmos com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), e ao conhecermos o trabalho do serviço social da referida escola, percebemos a importância do(a) profissional do serviço social no processo da educação inclusiva. Isso nos fez refletir sobre a necessidade de se inserir o(a) assistente social no âmbito da educação, e pensar sobre os caminhos a seguir e as possibilidades de atuação profissional junto aos alunos com deficiência. Ao fim das investigações, concluímos que o papel do(a) assistente social na educação inclusiva é pautado não só na matricula do(a) aluno(a) com deficiência, mas, sobretudo, na atenção as suas limitações e necessidades, garantia da aquisição de direitos, atenção à qualidade do ensino para que o mesmo possa ser inserido nas diferentes esferas sociais. Assim, o(a) assistente social é o profissional ideal para identificar e compreender as diferenças e particularidades da cada aluno(a), sendo seu trabalho de fundamental importância no processo de educação inclusiva, visto que busca o resgate da cidadania e a igualdade de oportunidades para todos.
Descrição: SILVA, G. A. da. As contribuições do serviço social para a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15079
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Alves da Silva.pdf12.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.