Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15098
Título: A utilização de indicadores gerenciais: um olhar para os microempreendedores na feira-livre da cidade de Sumé - PB
Autor(es): Costa, Maria Karolinne Moreira da
Palavras-chave: Indicadores gerenciais
Microempreendedor individual
Contabilidade gerencial
Feira livre
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: Este estudo apresenta como objetivo geral analisar o estudo experimental na gestão de negócio, no que tange ao uso de indicadores gerenciais pelos microempreendedores na feira livre de Sumé-PB. Como justificativa, a presente pesquisa almeja contribuir com as pesquisas relacionadas às feiras livres. Trata-se de um setor que tem grande importância na geração de empregos e melhoria da qualidade de vida das pessoas que garantem sua renda, e a da sua família, a partir dos produtos que são cultivados no campo para a sua sustentabilidade e economia local. Além do sustento pessoal, essa atividade agrícola movimenta também o desenvolvimento econômico regional, caracterizando-se assim um campo de estudo bastante importante para o grupo acadêmico e empreendedor. Metodologicamente, , este estudo pode ser classificado como descritivo, e apresenta características qualitativas. Quanto ao tipo de pesquisa, apresenta particularidades de pesquisa de natureza bibliográfica, e também pode ser classificada como estudo de caso. A coleta dos dados deu-se a partir da aplicação de questionários com os microempreendedores que tem bancas cadastradas para estar todas as segundas-feiras, dia que ocorre a feira local do município. Como resultados, verificou-se que o número de empreendedores que trabalham na feira de livre de Sumé – PB, e que utilizam os indicadores gerenciais ainda é mínimo, se considerarmos o tempo em que estes trabalham como autônomos e que o acesso à informação e a comunicação é um elemento amplo na atual sociedade moderna, ou seja, buscar capacitação e informações técnicas não é um privilégio de determinados cidadãos.
Descrição: COSTA, M. K. M. A utilização de indicadores gerenciais: um olhar para os microempreendedores na feira-livre da cidade de Sumé - PB. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15098
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Karolinne Moreira da Costa.pdfPDF - Maria Karolinne Moreira da Costa12.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.