Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15119
Título: Remígio, memórias e estórias contadas em poesia por Severino Cavalcanti de Albuquerque
Autor(es): Medeiros, Raquel Luana de Albuquerque
Palavras-chave: Poesia popular
Memórias
Estórias
Data do documento: 19-Out-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a poesia popular por um viés no qual ela é capaz de registrar memórias historiográficas, esculpindo os fatos através de uma linguagem clara, fazendo com que o leitor sinta prazer na leitura, e possa assim conhecer os detalhes marcantes da memória de um povo ou de sua própria história. Além de apresentar aos leitores da análise que segue, o poeta paraibano Severino Cavalcanti de Albuquerque, que romantiza e espiritualiza religiosamente, até os dias de hoje, sobre os mais variados temas, registrando assim, suas memórias e estórias de vida no município de Remígio, sua terra natal. Em contra partida ao poema “Fundação de Remígio (Antiga Lagoa do Remígio)” de Severino Cavalcanti de Albuquerque, utilizado como elemento de demonstração da poesia como registro historiográfico, foi também utilizado o livro “Brejos e Carrascais” de Péricles Vitório Serafim, também remigense, publicado no ano de 1992. O contato com as poesias se deu diretamente com acervo pessoal do autor, possibilitando o contato com poemas ainda não publicados, o que resultou em uma catalogação de mais de trezentos poemas que foram anexados ao trabalho a seguir.
Descrição: MEDEIROS, R. L. A. Remígio, memórias e estórias contadas em poesia por Severino Cavalcanti de Albuquerque. 2017. 453 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15119
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Luana de Albuquerque Medeiros.pdf2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.