Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15121
Título: Entre literatura e cinema: as metáforas n´A hora da Estrela
Autor(es): Constantino, Tamiris dos Santos
Palavras-chave: Análise do discurso
Literatura brasileira
Cinema
Metáforas
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: É de conhecimento geral que a literatura é construída através da utilização única da linguagem, esta que dá a cada escritor um estilo próprio. Um dos principais elementos para a construção literária é utilização das metáforas, que, com o surgimento do cinema, sai do papel e ganha vida nas telas cinematográficas. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo estabelecer uma relação entre duas linguagens de criação da arte: a literária e a fílmica. Predemo-nos ao estudo das metáforas utilizadas pela autora Clarice Lispector em A hora da estrela em comparação com sua tradução para a linguagem cinematográfica feita por Suzana Amaral em 1985. Pretendemos, com este trabalho, estabelecer as relações inerentes às linguagens cinematográfica e literária que possibilitam a tradução de uma para a outra através da transposição de elementos que se ligam em ambas. Para isso, tomamos como referencial teórico os autores: BRANDÃO (1989), COELHO (1974), COHEN (1977), DAVIDSON (1992), JAKOBSON (1977), MARTIN (2005), STAM (2011), XAVIER (2005), entre outros. A partir do estudo elaborado, percebe-se uma ligação intersemiótica entre as linguagens em estudo, de modo que a tradução do literário para as telas ganha um novo campo significativo, por ser construído através da utilização dos signos imagísticos. Percebe-se assim, que o cinema insere um novo plano interpretativo para o que é proposto pela autora em sua obra, mostrando um novo modo de olhar para a história e sua linguagem.
Descrição: CONSTANTINO, T. S. Entre literatura e cinema: as metáforas n´A hora da Estrela. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15121
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamiris dos Santos Constantino.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.