Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15137
Título: Um estudo sobre os alunos com dislexia em um instituto especial no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Tavares, Maria Divina
Palavras-chave: Dislexia
Aprendizagem
Leitura
Data do documento: 23-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho intitulado “Um estudo sobre os alunos com dislexia em um instituto especial no município de Campina Grande – Paraíba” tem como objetivo observar e compreender o trabalho dos profissionais do Instituto Centro de Atendimento Especializado com o aluno disléxico, para superar as suas dificuldades de aprendizagem, tanto na leitura, quanto na escrita e na soletração, bem como, a utilização dos recursos pedagógicos e estratégias didáticos por eles utilizados. No encalce desse objetivo, caminhamos através da pesquisa qualitativa, tendo como referencial Malheiros (2011); Ludk (1986)de abordagem exploratória e descritiva (GIL, 2007). Para um melhor desenvolvimento da referida pesquisa buscou-se ancoragem em estudiosos como Novaes (1997); Ciasca (2006); Teles (2004); Alves 2011), entre outros, os quais fizeram uma melhor compreensão a cerca de um conhecimento específico em relação à dislexia, não como dislexia, não como uma doença, mas, como um distúrbio neurológico que compromete o desenvolvimento cognitivo do aluno, em consequência, dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Merece destaque a formação dos profissionais em especializações para este fim. E, apesar de existir um número considerado de alunos disléxicos na referida instituição, ainda há uma grande fila na espera de atendimento, o que demonstra um crescimento preocupante de crianças com distúrbio neurológico, o que requer uma maior atenção do poder político pedagógico com investimentos, de modo que a instituição possa ser ampliada para melhorar o atendimento desse público.
Descrição: TAVARES, M. D. Um estudo sobre os alunos com dislexia em um instituto especial no município de Campina Grande - PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15137
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Divina Tavares.pdf676.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.