Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15139
Título: | Repensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° ano |
Autor(es): | Araújo Neto, Luiz Cavalcanti de |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Formação de professores Recursos didáticos |
Data do documento: | 18-Dez-2017 |
Resumo: | Os primeiros anos da vida escolar é um momento crucial para a formação do educando, uma vez que é neste período que as crianças iniciam atividades voltadas essencialmente para sua formação enquanto cidadãos críticos. A Geografia enquanto disciplina escolar é indispensável nessa fase, sendo responsável pela leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. De modo que se faz indispensável fazer uma reflexão sobre a importância de se aprender geografia, e principalmente, discutir quais são os desafios enfrentados por essa Ciência para se inserir no universo escolar. O presente estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, acerca do ensino de Geografia, buscando o entendimento de suas ideias, opiniões, valores e crenças, sobre o exercício dessa disciplina. Bem como analisar quais as principais dificuldades elencadas por eles para aprender esta Ciência; compreender quais seriam as propostas de intervenção que poderiam mudar este quadro, segundo a visão dos mesmos; qual o papel do docente na boa inserção desta Ciência, bem como discutir qual a importância do uso de recursos didáticos no ensino da Geografia. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados, um questionário de onze perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha. A amostra utilizada foi constituída por trinta alunos. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2009), este método permite a interpretação aprofundada do sentido das palavras, através da análise do discurso. Assim, foram criados gráficos onde foi possível analisar as semelhanças, divergências, e peculiaridades nos discursos dos discentes. Concluiu-se através da interpretação dos dados que as principais dificuldades detectadas para o ensino da Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental são: a má formação dos professores; a desconexão entre os assuntos estudados e a realidade do aluno; a utilização inadequada ou ausência de utilização de recursos didáticos; bem como a descontextualização dos conteúdos trabalhados, dentre outras questões. |
Descrição: | ARAÚJO NETO, L. C. de. Repensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° ano. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15139 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-PDF - LUIZ CAVALCANTI DE ARAUJO.pdf | 11.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.