Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15143
Título: O brincar e o desenvolvimento linguístico de crianças na educação infantil
Autor(es): Pereira, Ivânia Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Linguístuca
Lúdico
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade discutir o brincar como contribuição para o desenvolvimento linguístico da criança na Educação Infantil, pois acreditamos que, nas práticas curriculares e pedagógicas deste nível da educação, as interações lúdicas, entre adultos e crianças, ou entre as próprias crianças, podem estimular o desenvolvimento e uso da fala, principalmente se observarmos tais interações em creches – nível da Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos de idade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo uma instituição de Educação Infantil da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande – PB, tendo como sujeito duas professoras que atuam, nesta instituição. Como instrumento de coleta de dados, fizemos uso de uma entrevista semiestruturada, com o objetivo de analisar o discurso e práticas pedagógicas, dessas docentes, no que se refere ao brincar no desenvolvimento da criança, e aos espaços, que são por elas oferecidos, para esta ação lúdica. Ademais, para analisar acerca da relação que elas estabelecem entre o brincar e o desenvolvimento linguístico das crianças com as quais interagem em sua ação docente. Um dos pontos importantes do estudo foi confronto da fundamentação teórica com o discurso das professoras envolvidas. Nesta fundamentação, fizemos um breve histórico sobre o brincar na Educação Infantil, discutindo a importância do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar; bem como revisitamos alguns dos principais documentos legais do Ministério da Educação – MEC que tratam da Educação Infantil, a exemplo da LDB/1996, do RCNEI/1998, a BNCC. Este último, da 3ª versão, mesmo que ainda não implementada na Educação Básica. Ainda fundamentado o presente estudo, nos respaldamos em bases teóricas desenvolvidas por autores clássicos como Vygotsky (1991), Wallon (2000) e Jean Piaget (1978) e por estudos desenvolvidos por Kishimoto (2009) dentre outros, sobre o brincar para o desenvolvimento infantil. Sobre o desenvolvimento linguístico através do brincar, nos respaldamos nas contribuições de Cunha, Arruda e Lopes (2009) quando discute sobre alguns brinquedos e brincadeiras que favorecem o uso da fala por crianças pequenas. Esse desenvolvimento linguístico das crianças. Os resultados apontam para a consideração das entrevistadas para o brincar como facilitador do desenvolvimento infantil e como ação que estimular o uso da oralidade. Concluímos que se faz necessária uma maior atenção das práticas pedagógicas e curriculares da Educação Infantil, no sentido de otimizar espaços para o desenvolvimento do brincar, para que, através desta ação, crianças possam aprimorar importantes aspectos desse desenvolvimento, a exemplo da linguagem oral.
Descrição: PEREIRA, I. S. O brincar e o desenvolvimento linguístico de crianças na educação infantil. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15143
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivânia Silva Pereira.pdf543.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.