Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15144
Título: A resistência aos valores patriarcais na literatura de autoria feminina: uma análise entre as personagens Jane Eyre e Maggie Tulliver
Autor(es): Gonçalo, Nathália Batista Alves
Palavras-chave: Escrita feminina
Sociedade patriarcal
Literatura e crítica
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: O presente artigo visa analisar as protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847) e The Mill on the Floss (1860), a fim de constar que as características das protagonistas remetem à segunda fase da literatura de escrita feminina, a fase feminista, proposta pela crítica e ensaísta norte-americana Showalter (1986). Tomamos como pressuposto o papel da mulher na sociedade patriarcal do século XIX, assim como sua inserção na produção da literatura, para que assim possamos verificar como se expressa algumas das principais representantes da literatura de escrita feminina na Era Vitoriana, respectivamente, Gilbert e Gubar (1984) e Wollstonecraft (2004). Por fim, a análise nos possibilita enxergar que, durante todo o enredo dos romances, estavam presentes alguns protestos contra os valores da época, permitindo conhecer o momento histórico no qual os romances foram escritos, bem como as críticas das autoras à sociedade vigente.
Descrição: GONÇALO, N. B. A. A resistência aos valores patriarcais na literatura de autoria feminina: uma análise entre as personagens Jane Eyre e Maggie Tulliver. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15144
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Batista Alves Gonçalo.pdf614.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.