Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15175
Título: El Quijote como novela social
Autor(es): Amorim, Manoel Eduardo Rodrigues de
Palavras-chave: Miguel de Cervantes
Novela
Don Quijote
Crítica social
Análise do discurso
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A obra prima de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha, é um livro espanhol que foi escrito no século XVII, consequentemente teve sua primeira parte publicada no ano de 1605, e a segunda dez anos mais tarde em 1615. A novela tem como personagens principais, o famoso cavaleiro andante e seu fiel escudeiro Sancho Panza. Ambos com características físicas e sociais muito distintas, pois Quixote se via como nobre de classe social média e que dominava a arte de ler e escrever. No entanto, Sancho era um homem pobre de classe social baixa. A novela, como toda obra literária se realiza sob um contexto histórico e cultural concreto, ou seja, algo como una forma de denúncia e crítica social. Deste modo, com a intenção de atender aos objetivos propostos neste trabalho que são: comprovar que Cervantes é o próprio Quixote, utilizando como base o trabalho de Morán (1996), Autoridad y autoría en El Quijote, mostrar a importância da mesma, para a literatura espanhola e universal. Ademais, no caráter social a novela se perfila no aspecto comunicativo nas diferentes culturas e regiões, vivendo a realidade através da ficção. Assim, esta investigação tem característica bibliográfica, já que utilizamos como base artigos de estudiosos para intitular e aprofundar nossa teoria acerca do livro Dom Quixote de la Mancha como novela social.
Descrição: AMORIM, M. E. R. de. El Quijote como novela social. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15175
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - MANOEL EDUARDO RODRIGUES DE AMORIM.pdf8.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.