Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15198
Título: Bilinguismo como fator de reserva cognitiva no envelhecimento: algumas reflexões teóricas
Autor(es): Lucas, Nemise Mello
Palavras-chave: Bilinguismo
Envelhecimento
Reserva cognitiva
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Ser bilíngue não se restringe apenas ao uso e as habilidades de dois códigos linguísticos, mas a benefícios cognitivos que vislumbram melhorias na qualidade de vida, no tocante as eventuais perdas cognitivas que surgem com o avanço da idade. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir a contribuição do bilinguismo na atenuação do retardo cognitivo no envelhecimento. Para tanto, faz-se necessário determinar os sujeitos bilíngues, descrever o funcionamento do controle executivo e desenvolvimento da reserva cognitiva nesses indivíduos, além de retratar como ocorrem as demências na terceira idade. Dessa forma, tratase de uma revisão de literatura, de caráter exploratório, em que buscamos evidencias de como o indivíduo bilíngue (GROSJEAN, 1999) apresenta um fortalecimento cognitivo (BIALYSTOK, 2004, 2009) que favorece o retardo dos sintomas iniciais das demências (BIALYSTOK; CRAIK, 2010; KRAMER; MOTA, 2011; ABUTALEBI et al., 2015). Ademais, apresentamos resultados de pesquisas internacionais e nacionais, expondo suas congruências e incongruências. Portanto, esse estudo contribui para demonstrar a amplitude da interferência do bilinguismo, não apenas relacionado a avanços no bem-estar do sujeito bilíngue, mas com vistas ao desenvolvimento e ampliação do ensino de uma língua adicional, quiçá uma educação bilíngue que favoreça o desenvolvimento cognitivo.
Descrição: LUCAS, N. M. Bilinguismo como fator de reserva cognitiva no envelhecimento: algumas reflexões teóricas. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15198
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nemise Mello Lucas.pdf13.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.