Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15200
Título: Práticas sexistas no contexto escolar: apontamentos e reflexões sobre sexismo,gênero e igualdade na educação
Autor(es): Silva, Shirley Cabral de Vascocelos e
Palavras-chave: Identidade de gênero
Contracultura
Movimento feminista
Igualdade de gênero
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: Objetivou-se neste trabalho investigar práticas sexistas no contexto escolar. Partindo-se de observações acidentais de práticas sociais discriminatórias entre meninas e meninos, na Educação Infantil e séries inicias do Ensino Fundamental, sentiu-se a necessidade de investigar suas possíveis causas. Sabe-se que o século XX foi marcado por movimentos sociais como o movimento feminista, que trouxe consideráveis contribuições para a luta por igualdade sexual. O sexismo foi debatido nesse contexto histórico trazendo novas concepções do ser masculino e feminino para o seio das sociedades ocidentais modernas. Porém se observa que as práticas sexistas continuam marcando o cotidiano nas sociedades de todo mundo. Segundo Durkheim, somos o que nossa sociedade nos determina ser. Quando nascemos nos deparamos com uma cultura precedente que nos modela para vida em sociedade. Considerar como hipótese de trabalho que nossa sociedade ainda não foi capaz de assimilar a igualdade sexual como um valor universal a ser transmitido pode lançar luzes na compreensão das possíveis causas que nos levam a continuar com práticas sexistas, principalmente no âmbito escolar. Para tanto, organizou-se uma investigação de abordagem qualitativa que buscou compreender se a ideia de igualdade sexual está clara e assumida nos discursos de sujeitos diretamente relacionados com a educação das novas gerações, como um valor educacional a ser defendido e ensinado. Concluiu-se, assustadoramente, que a igualdade sexual como um valor universal a ser transmitido para as futuras gerações não chegou a ser totalmente assimilado, sendo inclusive ignorado e incompreendido por alguns dos sujeitos investigados.
Descrição: SILVA, S. C. V. Práticas sexistas no contexto escolar: apontamentos e reflexões sobre sexismo,gênero e igualdade na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15200
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shirley Cabral de Vascocelos e Silva.pdf603.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.