Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15214
Título: O negro no livro didático de história: um olhar para a identidade negra
Autor(es): Ramos, Ane Michele Lima
Palavras-chave: Identidade negra
Cultura afro-brasileira e africana
Representatividade
Livro didático
Ensino de História
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Este artigo discute identidade negra através de um olhar sobre o livro didático. Buscamos analisar livros didáticos (LD) de História de 5º Ano do Ensino Fundamental com o objetivo de identificar como a história e cultura afro-brasileira e africana tem sido retratada, tanto em imagens e conteúdos e ainda como essa abordagem dos livros implica na construção da identidade da criança negra. Neste processo, apresentamos um breve histórico acerca do livro didático, tratamos da trajetória do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino do componente curricular História e discutimos acerca do processo de construção da identidade, dando ênfase na identidade étnico-racial. Buscamos respaldos em estudos realizados por autores como Stuart Hall (2006), Kabengele Munanga (2005, 2006, 2009), Nilma Lino Gomes (2001, 2002), entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em realizar uma pesquisa documental com análise de dados a partir da Análise de Conteúdo de quatro (4) livros didáticos de História do 5º Ano do Ensino Fundamental, adotados regularmente na rede pública de ensino, enfatizando o tratamento que estes dão à história e cultura afro-brasileira e africana em seus aspectos visuais e de conteúdo. Notamos, a partir deste estudo, que embora esteriótipos inferiorizantes ainda apareçam atrelados aos negros, têm ocorrido um avanço no sentido de atendimento as obrigatoriedades estabelecidas por lei às demandas do povo negro. Elaboradores de livros didáticos têm entendido que são mudanças imperativas.
Descrição: RAMOS, A. M. L. O negro no livro didático de história: um olhar para a identidade negra. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15214
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ane Michele Lima Ramos.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.