Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15218
Título: Alfabetização e letramento: uma intervenção do Programa Primeiros Saberes da Infância
Autor(es): Neves, Camila de Lima
Palavras-chave: Letramento
Ensino fundamental
PPSI
Alfabetização
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar e discutir experiências pedagógicas numa turma do 1º ano do Ensino Fundamental, orientadas a partir do Programa Saberes da Primeira Infância - PPSI, no sentido de discutir sua contribuição para a qualidade no processo de alfabetização. O processo de alfabetização tem sido uma grande preocupação para os profissionais ligados à educação, tanto nos órgãos governamentais, nas agências de formação de profissionais para a educação, pública ou privada, quanto nas unidades de ensino. Nesse contexto, uma das autoridades no assunto, a autora Magda Soares (1990), ressalta que alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo, criança ou adulto, tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade, também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. Metodologicamente, este estudo se caracteriza por sua natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, por apresentar um corpus decorrente da própria ação docente da pesquisadora. Uma escola da rede pública de ensino, o Externato São José, localizado no município de Campina Grande – PB se constituiu do campo de investigação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, e sua professora (a própria pesquisadora), foram os sujeitos envolvidos. Os dados coletados apontam que foram identificados alguns progressos, mas também desafios no que envolve o PPSI, no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento. Concluímos que ainda falta apoio aos docentes e mais materiais que auxiliem nas atividades, espera-se que se amplie o programa dando maior visibilidade ao professor, para que de forma significativa haja uma melhor capacitação aos alunos, tendo em vista seu desenvolvimento e aprendizado.
Descrição: NEVES, C. de L. Alfabetização e letramento: uma intervenção do Programa Primeiros Saberes da Infância. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15218
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila de Lima Neves.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.