Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15223
Título: Dislexia e aprendizagem escolar
Autor(es): Barbosa, Júnia Quésia do Nascimento Elias
Palavras-chave: Dislexia
Ensino e aprendizagem
Educação inclusiva
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: O presente artigo aborda a questão da dislexia, que é uma dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita, mostrando a importância de se compreender tal quadro, e a necessidade do professor estar preparado para receber estas crianças com subsídios para auxiliar no seu aprendizado. O objetivo foi refletir sobre a importância de se ter métodos de ensino que possam auxiliar no aprendizado de crianças disléxicas. Para a fundamentação teórica, foram estudados os seguintes autores: MAASI (2008), MUSKAT (2002), PENA (2008), SERAFIM (2011), MUKHINA (1995). A metodologia foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstraram que é possível propiciar o aprendizado da leitura e da escrita à criança com dislexia, pois ela tem capacidade de aprender, desde que o professor busque métodos que propiciem, pois ela não é deficiente, ela só tem um problema cognitivo, seu aprendizado vai ser mais lento que as outras crianças mais ela vai ter uma vida escolar de sucesso se ela tiver um acompanhamento. Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica busquem se capacitar, para que estejam preparados para receber e incluir os alunos com algum tipo de dificuldade cognitiva, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de entendermos o que é dislexia e algumas formas de ajudar no aprendizado destas crianças. Para isso, é importante frisar a importância do jogo como prática pedagógica, pois através dos jogos é possível estimular a aprendizagem das crianças, pois ao mesmo tempo em que ela brinca também se socializa, visando sua aprendizagem. Através de um jogo educativo, o convívio social é influenciado, o desenvolvimento social, afetivo, assim como a coordenação motora, a ordem do pensamento, as noções de tempo e de espaço são estimuladas. As aulas planejadas devem abordar não apenas o tradicional, mas deve-se recorrer a metodologias que envolvam não apenas a criança disléxica, mas também os demais alunos, para que assim possam promover a interação entre todos os alunos da sala de aula. Contudo, devemos ressaltar que Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem e que as escolas devem orientar aos professores como lidar com essa dificuldade das crianças, para que elas possam não só ser incluídas nas escolas, mais sim avançarem em sua aprendizagem.
Descrição: BARBOSA, J. Q. do N. E. Dislexia e aprendizagem escolar. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15223
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júnia Quésia do Nascimento Elias Barbosa.pdf559.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.