Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15224
Título: Uma reflexão sobre violências na escola: alternativas para preveni-las e combatê-las
Autor(es): Silva, Amanda Maciel
Palavras-chave: Violência escolar
Prevenção da violência escolar
Combate a violência escolar
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A presente pesquisa intitulada: “Uma reflexão sobre violências na escola: alternativas para preveni-las e combatê-las” tem como objetivo investigar as violências e as alternativas para preveni-las e combatê-las em uma escola pública, localizada em Campina Grande-PB, haja vista ser a violência um problema que atinge todas as esferas da sociedade, sob diferentes formas de manifestações, por exemplo, a violência psicológica, a verbal, a simbólica, trazendo sofrimento, a toda comunidade escolar. Para tanto, apoiou-se em autores estudiosos no assunto, como Assis (2014); Abramovay (2002); Aquino (1988); Elias (2011), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa Bogdan e Biklen (1994), Triviños (2008). Coletaram-se os dados por meio de questionário, com quatro professoras. Os resultados apontam que apesar da instituição pesquisada buscar desenvolver ações de prevenção e combate a esse mal que traz conseqüências tão dolorosas as suas vítimas, é possível, ainda encontrarmos vestígios de algum tipo de violência em seu cotidiano escolar. Portanto, os valores humanos, a partir do respeito ao outro deve ser prioridade em projetos desenvolvidos na escola.
Descrição: SILVA, A. M. Uma reflexão sobre violências na escola: alternativas para preveni-las e combatê-las. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15224
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Maciel Silva.pdf417.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.