Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15230
Título: Literatura em cordel: a representação da figura da mulher em Don Quijote - adaptação de la obra de Miguel de Cervantes
Autor(es): Silva, Marivânia Rodrigues da
Palavras-chave: Don Quijote
Mulher-sujeito
Mulher-objeto
Cordel
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Proposto através de diversas adaptações, El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (1605-1615) de Miguel de Cervantes é um clássico da Literatura Espanhola que alcançou leitores de todo o mundo e resistiu ao tempo por se configurar como uma obra de caráter contemporâneo. Dentre as várias adaptações, a versão criada por J. Borges no ano de 2005 em razão da comemoração do IV centenário da primeira obra de Cervantes nos traz a história em uma nova linguagem: a linguagem Cordelística. Diante do dito, a presente pesquisa objetiva analisar a representação da figura da mulher em Don Quijote – Adaptado de la Obra de Miguel de Cervantes do autor J. Borges na versão em língua espanhola. A investigação está inserida como uma pesquisa bibliográfica, com caráter descritivo/analítico. Para isso, nos apoiaremos em autores, como: Zolin (2009), Lucena (2010), Marinho e Pinheiro (2012), Sanchéz Migallón (2014), entre outros. A pesquisa demonstra que em Don Quijote – adaptado de la obra de Miguel de Cervantes, a figura da mulher é representada tanto pelo que chamamos de mulher-objeto como pela definição de mulher-sujeito e ressalta, especialmente, a figura da mulher-sujeito a partir da personagem María Bonita, personagem forte, independente e de grande importância dentro do contexto nordestino brasileiro.
Descrição: SILVA, M. R. da. Literatura em cordel: a representação da figura da mulher em Don Quijote - adaptação de la obra de Miguel de Cervantes. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15230
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - Marivânia Rodrigues da Silva.pdf5.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.