Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15241
Título: Desenvolvimento e aprendizagem da criança, através da família e da escola
Autor(es): Santos, Luana Camila Gomes dos
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Família
Escola
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: Com as mulheres/mães ocupando outros cargos fora de casa, deixando de lado seu ―dever de cuidar do lar‖, muitas crianças precisaram de um novo suporte para percorrer a fase da infância, assim como auxilio de parentes ou outras situações (creches e escolas), enquanto as mulheres conquistavam o mercado de trabalho. A vida familiar ajustada que se tinha foi dispersando-se, e foi com esse ritmo frenético de vida das pessoas que no decorrer dos anos, auxiliou pais a negligenciarem a vivência pessoal e escolar das crianças, deixando uma grande lacuna para a escola preencher, tentando substitui-los na inserção de valores, cultura e moral. É na Educação Infantil que a criança conquista várias habilidades que servirão de base para toda a vida, como o desenvolvimento corporal, de expressar, conhecimento do corpo, os métodos de higiene, cria e recria, e muito importante, é estimulada a se reconhecer como individuo. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é conscientizar os pais de que sua participação na educação dos filhos principalmente na Educação Infantil é de suma importância para o bom desenvolvimento e aprendizagem desta. Para tanto, foram aplicadas entrevistas com mães de crianças matriculadas na Educação Infantil, a fim de avaliar o acompanhamento desses pais na vida escolar do filho. Os resultados obtidos foram positivos para estas mães, que se mostraram participativas com seus filhos e compromissadas com a escola, porém ainda temos muito a ser construído, por isso deve ser repensado esse vazio que ainda está pertinente na vida de algumas crianças.
Descrição: SANTOS, L. C. G. dos. Desenvolvimento e aprendizagem da criança, através da família e da escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15241
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Camila Gomes dos Santos.pdf491.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.