Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15248
Título: A concepção de deficiência para os discentes do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com os alunos do 5°período
Autor(es): Queiroz, Agleice Albuquerque
Palavras-chave: Deficiência
Educação inclusiva
Formação de professores
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: Sabe-se que a educação inclusiva é um desafio para as escolas brasileiras e, principalmente, para os professores, tendo em vista que esse processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular exige muito mais qualificação profissional e motivação dos educadores. Em vista disso, esse trabalho se propôs a apresentar a concepção de deficiência para os discentes do curso de pedagogia do 5º período noturno, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, localizada em Campina Grande-PB. Dessa maneira, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a compreensão de deficiência para os alunos que estão em formação inicial, a partir da aplicação de um questionário. Então, a metodologia é de abordagem quanti-qualitativa, haja vista que para a coleta dos dados utilizou-se do questionário, previamente pensado e estruturado. Desse modo, o estudo foi consolidado através da análise descritiva das respostas dos participantes envolvidos na investigação. A fundamentação teórica foi mediada com o apoio da Declaração dos Direitos Humanos (1948), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Lei Brasileira de Inclusão (2015) e dos autores: Diniz (2007), Freire (2011), Stainnback; Stainnback (1999), Goffman (2004), Stubbs (2008), Ferreira (2009), dentre outros. Os resultados do trabalho apontam que as concepções de deficiência para os alunos em formação inicial estão fortemente marcadas por discursos que minimizam a pessoa com deficiência. Percebe-se, também, que os estudantes do curso de pedagogia estão desacreditados da proposta de educação para todos. Desse modo, a educação inclusiva se apresenta como um grande desafio para as escolas brasileiras e, sobretudo, para os professores.
Descrição: QUEIROZ,A. A. A concepção de deficiência para os discentes do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com os alunos do 5°período. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15248
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Agleice Albuquerque Queiroz.pdf725.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.