Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15253
Título: Respeito ao outro, amor e tolerância: alternativas para prevenir e combater a violência na escola
Autor(es): Menezes, Michely Arruda de
Palavras-chave: Violência escolar
Valores humanos
Preconceito
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “Respeito ao outro, amor e tolerância: alternativas para prevenir e combater a violência na escola” tem como objetivo investigar as diferentes causas das violências na escola, assim como, a construção de valores humanos construídos em sala de aula, para prevenir e combater a referida violência. A referida pesquisa realizou-se em uma Escola Pública Municipal, localizada no município de Queimadas-PB. Para tanto, apoiou-se em autores estudiosos no assunto, como Assis (2014); Freire (2001; 2005 e 2013); Chalita (2003, 2008), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa Bogdan e Biklen (1994), Triviños (2008). Coletaram-se os dados por meio de questionário, e da observação, professores alunos e a gestora da escola universo da pesquisa. Os resultados apontam que os tipos de violência que mais se expressam na escola é a violência verbal, que se caracterizam como xingamentos, apelidos, palavras de baixo calão, palavras que machucam tanto quanto uma violência física, inclusive, com as associações aos animais. Assim sendo, cabe a escola, isto é, a gestão e os professores tomarem consciência da importância de um trabalho direcionado para os valores humanos em especial o respeito ao outro, considerando ser uma das alternativas relevantes para prevenir e combater a violência na escola.
Descrição: MENEZES, M. A. de. Respeito ao outro, amor e tolerância: alternativas para prevenir e combater a violência na escola. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15253
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michely Arruda de Menezes.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.