Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15254
Título: História e memória da educação da EDAC: práticas de cultura escolar no contexto da educação de Campina Grande (1990-2015)
Autor(es): Sabino, Alexssandro Barbosa
Palavras-chave: Memória
História da educação
Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal investigar a importância da Escola Estadual de Áudiocomunicação de Campina Grande (EDAC) para a história da educação campinense no que se refere às discussões acerca das pessoas surdas, mediante as contribuições da instituição para a cultura e memória escolar campinense. Sendo assim, nossa proposta é refletir sobre a trajetória da EDAC em Campina Grande, focalizando a memória e a cultura escolar a partir da realidade das pessoas surdas. Os referencias teóricos situam-se nos estudos de Nora (1993) a partir de suas contribuições sobre memória, de Jannuzzi (2006) sobre educação de pessoas surdas e de Tilio (2009) e Varela (1995) na abordagem da cultura escolar. Como Metodologia de pesquisa trabalhamos apoiados nos conceitos de história oral temática, utilizando como fontes as respostas de entrevistas semiestruturadas, além da legislação a respeito da temática estudada. O locus da nossa pesquisa foi a escola EDAC, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos participantes que contribuíram para essa pesquisa foram a professora da instituição, Francicleide Diniz, e os professores Rildemar de Almeida e Souza e Danilo José Silva Queiroz. Compreendemos, então, que a história da educação campinense referente a pessoas surdas encontra na EDAC uma instituição referencial cuja memória faz parte da educação da cidade.
Descrição: SABINO, A. B. História e memória da educação da EDAC: práticas de cultura escolar no contexto da educação de Campina Grande (1990-2015). 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15254
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexssandro Barbosa Sabino.pdf678.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.